Nascido Pablo Diego José
Francisco de Paulo Juan Nepomuceno Maria de Los Remedios Críspin Crispiano
Santíssima Trinidad Ruiz Y Picasso, em Málaga na Espanha no dia 25 de outubro
de 1881, foi pintor, escultor, desenhista,
gravador e ceramista na sua dimensão de qualidade e quantidade e seu trabalho
influenciou e transformou o rumo da arte no século XX. Neste pequeno texto abordaremos o Picasso
pintor.
No que respeita à obra, são
os críticos e historiadores de arte que assumem a tarefa de mediação. É verdade
que eles só raramente se podem dissociar daqueles que transmitem a inegável
aurea de genio: a família, os conhecidos, amigos, companheiros – e os biógrafos
do artista. Estes tornam palpável aos homens o que de humano há no genio.
O fenómeno Picasso, a sua influencia sobre as gerações de artistas que se lhe seguiram e a sua popularidade, seriam incompreensíveis sem eles como elo de ligação entre o artista, a obra e o homem Picasso por um lado, o seu público, os fervorosos admiradores e os céticos escarnecedores por outro.
Em 1901 profundamente sentido
pela morte do amigo Carlos Casagemas e encantado pelas obras de El Greco–
pintor maneirista do século XVI -, Picasso inicia sua Fase Azul (1901-1904)
onde suas pinturas eram dominadas pela graduação da cor azul e das cores frias.
As pinturas dessa fase passam uma sensação sombria, dolorido e triste. Foi um
período difícil financeiramente para o artista. Ladrões, mendigos, velhos e
doentes, foram temas recorrentes em suas pinturas.
Insaciável, aproximadamente em 1907 entra em sua Fase Negra (1907-1909), caracterizada por uma visão sobrenatural do mundo. Nesse período dá suas primeiras pinceladas cubistas. O quadro “As senhoritas de Avignon” (1907) se torna o marco inicial do movimento cubista que transforma significativamente a arte moderna.
O passo seguinte chega a
quase total eliminação do objeto, onde a abstração impede a visão real do
objeto pintado, é o Cubismo Sintético, quando letras e palavras aparecem
nos quadros, como em O Aficionado ou Toureiro(1912), Kunstmuseum, Basiléia.
Em 1917, com o amigo Jeane Cocteau, viajou para a Itália, onde fez os cenários e figurinos do balé Parade, com música de Erik Satie e coreografia de Serguei Diaghilev.
Em Roma, Picasso conhece Olga Khoklova e em 12 de julho de 1918
casa-se com ela em Paris. Em 1921 nasce seu primeiro filho, Pablo.
Os anos entre 1912 e 1919 viram uma evolução constante nas obras cubistas de Pablo Picasso. Longe de se acomodar a um estilo e a um movimento que lhe garantiu sucesso e reconhecimento, o artista continuou a investigar e alterar as imagens nas suas telas.
As obras continuaram a incluir a técnica da
colagem e começaram a refletir a figura humana: o tema do arlequim reapareceu,
enquanto os sucessivos parceiros do artista posaram para modelos em várias
obras (Woman with a Guitar, 1911). Nessa altura, muitos artistas deixaram o seu
trabalho para lutar durante a Primeira
Guerra Mundial. Ele, por outro lado, permaneceu no seu estúdio e não abandonou
o seu trabalho.
O seu cubismo ainda se prolonga até a década de 1920, mas já algo estilizado como em Trois Masques Musiciens (1921), Museu de Arte Moderna, Nova Iorque.
O trabalho de Picasso sempre foi vivo, em mudança e em evolução. Nunca preferiu inspirar-se num só estilo (uma atitude abraçada por muitos dos seus colegas), nunca hesitou em inspirar-se em todos os movimentos, escolas e tendências que o rodeavam ou precediam.
Depois de abordar a abstração através do Cubismo, no final da Primeira Guerra Mundial Picasso começou a criar obras de inspiração claramente neoclássica. São imagens figurativas em que a presença humana é poderosa, com volumes marcados e jogos poderosos de luz e sombra.
Embora estas obras pareçam representar um passo atrás na evolução da sua arte, tal não foi o caso; a influência surrealista levou a uma nova abordagem ao primitivismo por parte de Picasso, que produziu obras tão transgressivas como Les trois danseuses (The Three Dancers, 1925).
Em 1927 Picasso conheceu e apaixonou-se pela adolescente Marie-Therese Walter, que viria a ser o modelo para uma das suas séries de gravuras mais conhecidas: a Vollard Suite, concluída em 1937. A colecção é composta por uma centena de peças de inspiração neoclássica nas quais uma das figuras mais emblemáticas do artista, o Minotauro, aparece pela primeira vez.
O artista regressou então à inspiração primitiva, cubista (e mesmo expressionista) para pintar aquilo que é provavelmente a mais famosa das suas obras: Guernica (1937), uma poderosa denúncia dos horrores da guerra inspirada pelo ataque à cidade basca por bombardeiros alemães e italianos durante a Guerra Civil espanhola.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Pablo Picasso permaneceu numa Paris ocupada pela Alemanha nazi. A sua produção permaneceu constante; para além da pintura, escultura e gravura, produziu também poesia e peças de teatro (escreveu duas peças de teatro). Após a libertação da capital francesa em 1944, o artista concentrou-se na escultura: uma disciplina em que começou a trabalhar na aliança entre objetos, na linha do conceito de ready-made iniciado por Marcel Duchamp.
Em sua vasta trajetória experimentou diversos estilos que marcaram sua obra, dedicando-se também a cerâmica, a gravura e a escultura. Cada fase de suas pinturas estava intimamente ligada ao seu estado de espirito, mostrando-se fiel a suas emoções.
Em 1954 casa-se com Jaqueline Roque e em 1959 compra o castelo de Vauvenargues, no sul da França, onde fixa residência.
Durante os últimos anos da sua vida, Picasso foi inspirado pela sua esposa Jacqueline Roque para pintar mais de setenta retratos. A produção do artista no seu último período mistura e combina todos os estilos desenvolvidos ao longo da sua vida. É uma produção compulsiva que se traduz num fluxo constante de criatividade, e que em alguns casos até avança algumas das tendências que viriam depois da sua morte em 1973. Hoje, a influência da sua trajetória artística reflecte-se em todas as ordens e disciplinas da arte contemporânea: da pintura à escultura, passando pela arquitectura, instalação e criação multimédia.
Os amores de Picasso...
Video sobre una exposicion:
"Picasso, el extranjero" en el museo de historia de la inmigración de París".
Picasso, by Ingo F. Walther
Pablo Picasso, Elena
Cué (Spanish)
e-biografia.com