Margaret D. H. Keane , (15 de setembro de 1927) é uma artista norte-americana, que pinta principalmente mulheres, crianças e animais com olhos grandes em óleo ou aguarelas.
Foi registada e batizada como Peggy Doris Hawkins em Nashville, Tennessee. Quando tinha dois anos, seu tímpano foi permanentemente danificado durante uma operação na mastóide. Incapaz de ouvir direito, ela aprendeu a observar os olhos da pessoa que falavam com ela para entendê-las.
Seu trabalho alcançou sucesso comercial por meio de reproduções baratas em gravuras, pratos e xícaras. Foi aclamado pela crítica, mas também criticado como estereotipado e clichê.
Suas criações foram originalmente atribuídas ao seu marido, Walter Keane. Após seu divórcio na década de 1960, Margaret logo reivindicou o crédito, que foi estabelecido por um tribunal.
Palavras da artista em artigo próprio:
“Minha estrada para a popularidade no mundo da arte foi pedregosa. Houve dois casamentos desastrosos e muita angústia mental pelo caminho. Controvérsias em torno de minha vida particular e da autoria de meus quadros resultaram em histórias com despachos internacionais, processos legais, fotos e até manchetes de primeira página. Por muitos anos, tinha permitido que meu segundo marido levasse o crédito pelos meus quadros. Mas, certo dia, incapaz de continuar com essa tapeação, abandonei a ele e ao meu lar na Califórnia, e mudei-me para o Havaí. Depois dum período de depressão, em que pintei muito pouco, comecei a tentar reconstruir minha vida e, mais tarde, casei-me de novo.
… Momento decisivo ocorreu em 1970, quando um repórter de jornal fez arranjos para uma “competição de pintura” pela televisão entre eu e meu ex-marido, a ser realizada na Praça da União em São Francisco, a fim de determinar a autoria dos quadros. Fui a única a comparecer e aceitar o desafio. A revista Life cobriu este evento num artigo que corrigia anterior história errônea que atribuía os quadros a meu ex-marido.
Minha parte nessa tapeação durara doze anos, e é algo que sempre lastimarei. No entanto, ensinou-me o valor de ser verdadeira e que nem a fama, o amor, o dinheiro, nem qualquer outra coisa vale a pena o peso da má consciência.”
Um ressurgimento do interesse no trabalho de Margaret Keane seguiu com o lançamento do filme de Tim Burton, de 2014 “Olhos grandes” (Big Eyes”).
As pinturas dos olhos grandes de Keane influenciaram desenhos de brinquedos, as bonecas Little Miss No Name e Susie Sad Eyes e o desenho animado “As Meninas Super Poderosas”, do animador Craig McCracken, apresentando protagonistas baseados nas "crianças abandonadas" de Keane e uma personagem (especificamente a professora ) chamada Sra. Keane.
Aqui deixo um link do filme completo dublado em portugues:
Fonte: Enciclopédia :ao.wikiqube.net