Avançar para o conteúdo principal

A Última Ceia – Quantas representações dela você conhece?

 

Como o significado final do relatado no Evangelho, segundo João, é um aspecto muito importante para a fé cristã, a cena foi capturada em numerosas e belas pinturas, por centenas de artistas talentosos, ao longo dos séculos. 

Leonardo Da Vinci que retratou a consternação que ocorreu entre os doze apóstolos quando Jesus anunciou que um deles o iria trair, foi o mais famoso mestre a assumir o assunto, mas muitos outros artistas, alguns desconhecidos e outros, cujo trabalho é facilmente reconhecível, assumiram também a mesma tarefa.

No post selecionamos 15 dessas obras com o mesmo título,“ A Última Ceia”. Qual a sua preferida?


1 – Peter Paul Rubens, 1631 - Pinacoteca de Brera



2 - Jacobo Tintoretto, 1594 -  Basílica de San Giorgio Maggiore



3 - Jacopo Bassano - 1546 - Borghesi Gallery


 

4 - Giotto Di Bondone, 1304 - Alte Pinakoteke



5 - Andrea Del Castagno - 1445 - Santa Apolonia - Florença


6 - Domenico Ghirlandaio, 1480 -  Convento dos  Ognissanti en Borgo - Florença



7 - Cossimo Roselli, 1481, Capilla Sixtina - Vaticano -



8 - Dirk Bouts, 1465 - Igreja de São Pedro de Lovaine, Belgica



9 - Lorenzo Ghiberti, 1403 - Batisterio Florença



10 - Valentin Di Bolougne, 1625 - Galleria Nazionale D'Arte Antica



11 - El Greco, 1568 - Pinacoteca Nacional Bologna, Italia



12 - Leonardo Da Vinci, 1495-1498 - Convento Dominicano - Santa maria Della Grazie - Milan



13 - Bernardino Lanino, 1580 - Iglesia San Nazareno Grande, Milan



14 -  Pietro Lorenzetti, 1310, Basilica Inferior de San Francisco de Assis.



15 - Pierre-le-Vieux - 1485 - Antiga Igreja de Sao Pedro em Estrasburgo.



16 - Mestres do Retábulo da Capela Mor de São Francisco de Évora, Portugal (cerca de 1530). Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.

Qual seria a grande diferença entre a obra de Da Vinci e as demais?

09/21/2020 - Agradecendo a referencia da leitora Cristine Tedesco, descobri uma artista Renascentista, que pintou a Ultima Ceia, em 1568. Aqui está.

A Irmã Plautilla Nelli era uma freira autodidacta e a primeira pintora renascentista feminina conhecida de Florença. Era freira do convento dominicano de Santa Catarina de Siena situado na Piazza San Marco, Florença, e foi fortemente influenciada pelos ensinamentos de Savonarola e pela obra de arte de Fra Bartolomeo.




Mensagens populares deste blogue

Caspar Friedrich e o romantismo alemão

Caspar David Friedrich, 1774-1840 Em 1817 o poeta sueco Per Daniel Atterbon visitou o pintor alemão Caspar David Friedrich, em Dresden. Passados trinta anos, escreveu as suas impressões sobre o artista. “Com uma lentidão meticulosa, aquela estranha figura colocava as suas pinceladas uma a uma sobre a tela, como se fosse um místico com seu pincel”.                                                  O viajante sobre o mar de névoa, 1818. As figuras místicas e os génios brilhantes foram os heróis do Romantismo. Jovens com expressões de entusiasmo ou com os olhos sonhadores, artistas que morriam ainda jovens na consciência melancólica do seu isolamento social povoavam as galerias de retratos por volta de 1800.                                                            A Cruz na montanha, 1807. Friedrich afirmava frequentemente que um pintor que não tivesse um mundo interior não deveria pintar. Do mundo exterior vê-se apenas um pequeno extrato, todo o resto é fruto da imaginação do artista,

Fernando Botero, estilo e técnicas.

  As criações artísticas de Botero estão impregnadas de uma interpretação “sui generis” e irreverente do estilo figurativo, conhecido por alguns como "boterismo", que impregna as obras iconográficas com uma identidade inconfundível, reconhecida não só por críticos especializados mas também pelo público em geral, incluindo crianças e adultos, constituindo uma das principais manifestações da arte contemporânea a nível global. A interpretação original dada pelo artista a um espectro variado de temas é caracterizada desde o plástico por uma volumetria exaltada que impregna as criações com um carácter tridimensional, bem como força, exuberância e sensualidade, juntamente com uma concepção anatómica particular, uma estética que cronologicamente poderia ser enquadrada nos anos 40 no Ocidente. Seus temas podem ser actuais ou passados , locais mas com uma vocação universal (mitologia grega e romana; amor, costumes, vida quotidiana, natureza, paisagens, morte, violência, mulheres, se

José Malhoa (1855-1933), alma portuguesa.

Considerado por muitos como o mais português dos pintores, Mestre Malhoa retrata nos seus quadros o país rural e real, costumes e tradições das gentes simples do povo, tal qual ele as via e sentia. Registou, nas suas telas, valores etnográficos da realidade portuguesa de meados do séc. XIX e princípios do séc. XX, valendo-lhe o epíteto de ‘historiador da vida rústica de Portugal’. Nascido a 28 de Abril de 1855, nas Caldas da Rainha, José Victal Branco Malhoa é oriundo de uma família de agricultores. Cedo evidenciou qualidades artísticas. Gaiato, traquina, brincalhão, passava os dias a rabiscar as paredes da travessa onde vivia. Aos doze anos, o irmão inscreve-o na Academia Real de Belas-Artes. No fim do primeiro ano, a informação do professor de ornato e figura indicava “pouca aplicação, pouco aproveitamento e comportamento péssimo”. Porém, ele depressa revela aptidões que lhe dariam melhores classificações. Passava as tardes a desenhar os arredores de Lisboa, sobretudo a Tapada