Vincent Van Gogh, um dos mais conhecidos artistas pós-impressionistas, para quem a cor era o principal símbolo de expressão, nasceu em Groot-Zundert, Holanda, em 30 de março de 1853.
Filho de um pastor, criado num ambiente religioso e culto, Vincent era um poço de emoção, e faltava-lhe autoconfiança. Lutava, constantemente, com sua identidade e com uma direção para sua vida.
Acreditava que sua verdadeira missão
era pregar o evangelho; e levou anos para descobrir a verdadeira vocação de artista.
Entre 1860 e 1880, quando finalmente
decidiu tornar-se artista, Van Gogh já tinha vivido dois romances
inadequados e infelizes e havia trabalhado sem sucesso como
balconista em uma livraria, vendedor de arte e pregador em Borinage
(distrito mineiro na Bélgica), onde foi demitido por excesso de
zelo.
Permaneceu na Bélgica para estudar arte.
As obras do início do período holandês são pinturas do gênero sombrias e bem iluminadas, das quais a mais famosa é " Os comedores de batatas" (1885) . Naquele ano van Gogh foi para Antuérpia onde descobriu as obras de Rubens e comprou muitas estampas japonesas.
Em 1886, viajou a Paris para juntar-se a seu irmão Théo, quem era o gerente da galeria do Goupil. Em Paris, estudou com Cormon e, inevitavelmente, conheceu Pissarro, Monet, e Gauguin. Começou, então a clarear sua paleta muito escura e a pintar com pinceladas curtas ao estilo dos impressionistas.
Acabou por desenvolver seu próprio estilo, mais arrojado e não convencional. Em 1888, decidiu ir para o sul, para Arles, onde esperava que seus amigos se juntassem a ele e o ajudassem a fundar uma escola de arte. Na Yellow House, Van Gogh esperava que artistas com o mesmo espírito pudessem criar juntos.
Gauguin juntou-se a ele, mas com resultados desastrosos. O temperamento nervoso de Van Gogh fez dele um companheiro difícil e as discussões noturnas combinadas com a pintura durante todo o dia prejudicaram sua saúde.
Perto do final de 1888, um incidente levou Gauguin a finalmente deixar Arles. Van Gogh o perseguiu com uma navalha aberta, foi parado por Gauguin, mas acabou cortando uma porção de seu próprio lóbulo da orelha. Van Gogh então, começou a alternar entre ataques de loucura e de lucidez e ele mesmo decidiu internar-se em um asilo de Saint-Remy para tratamento.
Em maio
de 1890, quando parecia muito melhor e foi morar em Auvers-sur-Oise
sob o olhar atento do Dr. Gachet. Morreu dois meses depois, do que
se acredita ter sido um tiro auto-infligido.
Durante sua breve carreira, não teve
sucesso. Vendeu apenas um quadro (Red Vineyards) e viveu na pobreza, desnutrido e
com excesso de trabalho. O dinheiro para seus gastos pessoais era
fornecido por seu irmão, Theo, quem nunca duvidou de seu
talento.
Os melhores trabalhos de Van Gogh foram produzidos em menos de três anos, com uma técnica apaixonante, pela cor simbólica e intensa, pela tensão superficial, pelo movimento e vibração da forma e da linha.
A inimitável fusão de forma e conteúdo de Van Gogh é poderosa; dramática, lírica, imaginativa e emocional, pois o artista foi completamente absorvido no esforço de explicar sua luta contra a loucura ou sua compreensão da essência espiritual do homem e da natureza.
Sua reputação começou a crescer no início do século XX, quando elementos de seu estilo de pintura passaram a ser incorporados pelos Fauvistas e Expressionistas Alemães. Alcançou amplo sucesso crítico, comercial e popular nas décadas seguintes, e é lembrado como um importante mas trágico pintor, cuja personalidade perturbada caracteriza o ideal romântico do artista torturado.
Hoje, as obras de Van Gogh estão entre as pinturas mais caras do mundo já vendidas, e seu legado é honrado por um museu em seu nome, o Museu Van Gogh em Amsterdã, que abriga a maior coleção do mundo de suas pinturas e desenhos.