A Última Ceia foi pintada entre 1495 e 1498, este é o chamado período de execução. Hoje (e esta é uma verdadeira curiosidade da Última Ceia) está na mesma parede onde foi pintada pela primeira vez, no refeitório do convento dominicano de Santa Maria delle Grazie, em Milão. Foi declarado Património Mundial em 1980 e foi executado para o patrono de Da Vinci na altura, que era Ludovico Sforza, de Milão. Não é um afresco tradicional, mas consiste num mural em que Da Vinci utilizou técnicas de tempera (redução do pigmento com água ou, por outras palavras, guache) e óleo sobre duas camadas de gesso sobre gesso. Finalmente, suas dimensões são de 460 centímetros de altura e 880 centímetros de largura.
1 - Porque é que esta composição é tão notável?
A primeira das curiosidades da Última Ceia que devemos mencionar é a razão de sua transcendência particular na história da arte. Primeiro de tudo, porque os discípulos mostram emoções muito humanas e identificáveis. Cenas como esta já haviam sido pintadas antes, mas Leonardo foi o primeiro a representar pessoas reais agindo como tal. Em segundo lugar, ele enfatiza a perspectiva, o que é incrível. Você pode ver que cada elemento da pintura dirige a atenção diretamente para a cabeça de Cristo, no centro da pintura.
2. O que é que a cena descreve?
Embora pareça óbvio, muitos não sabem o momento preciso que a cena descreve.; representa sua própria interpretação visual do que é narrado nos evangelhos, de fato, para maior precisão, chegou a ser aceito que está especificamente no Evangelho de João 13:21. Especificamente, "A Última Ceia" mostra os momentos seguintes ao momento em que Cristo disse que sabia que um dos discípulos iria traí-lo antes do nascer do sol, quando cada um dos doze reage à notícia com diferentes graus de horror, raiva e choque.
3. Quem está representado?
A primeira das curiosidades de A Última Ceia que se deseja descobrir é: quem é quem? Bem, olhando da esquerda para a direita, Bartholomeu aparece primeiro, Santiago e André formam um grupo de três. Eles estão todos horrorizados. Depois aparece outro grupo de três, composto por Judas, Pedro e João. Judas, segurando um saco, repara e tem um rosto sombrio. Pedro está visivelmente zangado. João, parece estar prestes a desmaiar.
Cristo, no centro, aparece mantendo a calma. O seguinte grupo é composto por Tomé, Santiago e Felipe. Tomé está claramente agitado, Santiago está atordoado, e Felipe parece estar a pedir explicações. No último grupo vemos Mateus, Judas Tadeu e Simão.
4. Porque é que "A Última Ceia" cai aos bocados?
Neste trabalho, Leonardo utilizou uma nova técnica em vez da que normalmente é utilizada para fazer os afrescos. Em vez de usar gesso molhado, ele usou uma técnica de sua própria invenção baseada no gesso seco. Ele obteve uma gama de cores mais ampla do que o habitual, mas logo em seguida começou a descascar. Desde então, tem sido procurada uma solução, embora isso não impeça que os trabalhos de restauração atrasem significativamente o processo de degeneração.
5. Leonardo é auto-retratado em "A Última Ceia"?
Diz-se que Leonardo se pintou a si mesmo na figura de Judas Tadeu, isto é argumentado com base nas semelhanças entre a figura retratada por Leonardo e seus próprios auto-retratos, porém é apenas especulação e não há estudos conclusivos sobre este assunto.
6. Maria Madalena está mesmo lá?
Esta é outra daquelas verdadeiras curiosidades da Última Ceia, num sentido estrito e canônico se poderia afirmar que quem está à direita de Jesus é o apóstolo João, porém, por causa das feições femininas e dos cabelos, alguns teóricos têm vindo a argumentar que é Maria Madalena por causa de algumas atitudes um pouco opostas às de Da Vinci, porém, levando em conta que o ambiente em que este mural é gerado é num ambiente totalmente dominicano, ainda é uma hipótese inconclusiva.
Além disso, devemos esquecer a estória de Dan Brown. . Sim, é emocionante e interessante seu livro, porém é apenas ficção. Muitas das hipóteses encontradas em seus livros, não são mais que especulações fantasiosas.