Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2020

Vista do pôr-do-sol em Veneza, T. Moran, 1898.

  Veneza, com o seu porto natural e a sua arquitectura histórica, tem atraído artistas durante séculos. Mas foi o mestre americano Thomas Moran que, nas telas,  levou a cidade às suas maiores alturas. As suas cenas mais apreciadas são inspiradas por uma luminosidade e técnica insuperáveis, sem dúvida até pela mão de J.M.W. Turner, que tanto o influenciou. Moran pintou Veneza durante muitos anos, e neste trabalho vibrante e magistral capta a interacção de luz e água que é evidente em cada pincelada. O céu ganha vida com um animado trabalho de pincéis que põe as nuvens da tarde em chamas com tons de vermelho profundo sobre uma base de azul vibrante. Toques de cor pura enchem o primeiro plano com barcos e figuras.

Manet, "o pai do Modernismo".

  Édouard Manet  (1832-1883), o filho mais velho de um funcionário do Ministério da Justiça francês - tinha esperanças de se tornar um oficial naval. Depois de duas vezes reprovado no exame de admissão da escola de formação, o adolescente foi para Paris para seguir uma carreira nas artes. Lá, estudou com Thomas Couture e copiou diligentemente obras no Musée du Louvre.                      Um bar do Folie Bergere - 1882 (detalhe). Os salões bienais (e mais tarde, anuais) de Paris foram considerados a forma mais expedita de um artista se dar a conhecer ao público, e Manet submeteu quadros a júris de salões ao longo da sua carreira. Um bar do Folie Bergere - 1882 Em 1861, aos vinte e nove anos de idade, foi-lhe atribuída a menção honrosa do Salão por "O Cantor Espanol" . As suas esperanças de continuar a ter sucesso cedo foram frustradas no Salão subsequente de 1863. Nesse ano, mais de metade das submissões ao Salão oficial foram rejeitadas, incluindo a do próprio Manet.      

As duas irmãs, Pierre A. Renoir, 1881.

“ As duas Irmãs ou O Terraço” é uma pintura a óleo sobre tela de 1881 do artista francês Pierre-Auguste Renoir. As dimensões da pintura são 100,5 cm × 81 cm. O título (francês: Les Deux Sœurs) foi dado ao quadro por Renoir, e o título (francês: Sur la terrasse) pelo seu primeiro proprietário Paul Durand-Ruel. Renoir trabalhou na pintura no terraço da Maison Fournaise, um restaurante situado numa ilha do Sena em Chatou, o subúrbio ocidental de Paris. O quadro retrata uma jovem mulher e a sua irmã mais nova sentadas ao ar livre com um pequeno cesto contendo bolas de lã. Por cima da grade do terraço pode-se ver arbustos e folhagem com o rio Sena atrás dele. Em 1880 a 1881, pouco antes de trabalhar em Duas Irmãs, Renoir trabalhou neste local em particular num outro quadro bem conhecido, o Almoço do Partido da Náutica. Jeanne Darlot (1863-1914), uma futura actriz com 18 anos na altura, fazia-se passar por "a irmã mais velha". Não se sabe quem se fez passar por "a irmã